Minha opinião sobre o Ensino Médio e Organização

08-04-2017 11:17

As aulas deverão ocorrer de segunda a sexta feita com 5 horas e 20 minutos por dia. Sendo dividido esse tempo em 6 aulas de 50 minutos cada. Sempre de duas em duas de cada matéria (100 minutos por disciplina) e depois um intervalo de 10 minutos a cada duas aulas de 50 minutos. Seriam 30 aulas por semana.

Um exemplo de uma grande curricular para o  Primeiro ano do Ensino Médio não Integral:

4 aulas de matemática, 4 aulas de português, 2 aulas de física, 2 aulas de química, 2 aulas de biologia , 2 aulas de história, 2 aulas de geografia, 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Filosofia, 2 aulas de Ed. Física, 2 aulas de Ed. Artística, 2 aulas de Psicologia Social, 2 aulas de Direito Constitucional.

Um exemplo de uma grande curricular para o  Segundo  ano do Ensino Médio não Integral:

4 aulas de matemática, 4 aulas de português, 2 aulas de física, 2 aulas de química, 2 aulas de biologia , 2 aulas de história, 2 aulas de geografia, 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Sociologia, 2 aulas de Ed. Física, 2 aulas de Ed. Artística, 2 aulas de Meio Ambiente e Cidadania, 2 aulas de Direito Civil.

Um exemplo de uma grande curricular para o  Terceiro  ano do Ensino Médio não Integral:

 4 aulas de matemática, 4 aulas de português, 2 aulas de física, 2 aulas de química, 2 aulas de biologia , 2 aulas de história, 2 aulas de geografia, 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Ciência das Religiões, 2 aulas de Ed. Física, 2 aulas de Ética, 2 aulas de Conduta e Legislação de Trânsito, 2 aulas de Direito Penal.

Observação Importante:

1ª) As matérias de Conduta e Legislação de Trânsito,  Ciências das Religiões, Meio Ambiente e Cidadania, Direito Penal,  Direito Civil, Direito Constitucional, Ética e  Psicologia Social são matérias  básicas que a  vida vai cobra de qualquer cidadão.

2ª) Modelo Matutino e Vespertino: As aulas deverão ocorrer de segunda a sexta feita com 5 horas e 20 minutos por dia, das 7:00 ás 12:20 e das 13:20 ás 18:40 . Sendo dividido esse tempo em 6 aulas de 50 minutos cada. Sempre de duas em duas de cada matéria (100 minutos por disciplina) e depois um intervalo de 10 minutos a cada duas aulas de 50 minutos. Seriam 30 aulas por semana.

Modelo Noturno: As aulas deverão ocorrer de segunda a sexta feita com 3 horas e 30 minutos por dia, das 19:20 ás 22:50. Sendo dividido esse tempo em 4 aulas de 50 minutos cada. Sempre de duas em duas de cada matéria (100 minutos por disciplina) e depois um intervalo de 10 minutos a cada duas aulas de 50 minutos. Seriam 20 aulas por semana. Porém perderia diversas matérias, como as matérias de Conduta e Legislação de Trânsito,  Ciências das Religiões, Meio Ambiente e Cidadania, Direito Penal,  Direito Civil, Direito Constitucional, Ética,  Psicologia Social, Educação Física e Educação Artística.

3ª) Dentro desse modelo de horários, possibilita que os professores fiquem fixo nas salas e os alunos é quem trocam de sala dentro desse intervalo de 10 minutos. Isso tem um enorme ganho de qualidade de ensino, uma vez que o professor fixo na sala, a prepararia para aula do dia, como por exemplo, em uma aula de experiência de ciência. Além disso, a sala teria armários de professor onde os mesmo guardariam os materiais de recurso de aula da disciplina.  Agora imagina um professor na maior boa vontade carregando um quite de química dentro de uma mala e bacia e baldes para um lado e para outro, descendo e subindo escada, com água nesses recipientes, trocando de sala pelo modelo atual de sistema de aula, onde são os professores que troca de sala, e não os alunos.  Isso é um exemplo dos professores de ciências! Poderíamos citar os professores das áreas sociais que tendo de lança mão de recursos áudio visuais, pegam um projetor portátil e umas caixas de som de computador, um notebook e monta tudo bonitinho dentro da sala, depois de 40 minutos tem que desmontar tudo para passar para outra sala em 40 minutos.  Ou seja, isso é inviável. Porém, se os mesmo estiverem fixos na sala, certamente cegaram mais cedo e prepararam a sala para aula, pois a sala é como se fosse dele.   

4ª) Do material didático dos alunos: a deficiência que os alunos enquanto nas matérias escolares podem ser supridas se existem kits de apostilas autoexplicativas e contendo bastantes exercícios resolvidos, e caderninhos de exercício divididos por disciplina e subdivido em módulos de conteúdo de cada matéria, por  exemplo, P.A, P.G, Matrizes, Determinantes, com  baterias de exercícios que vão do básico ao avançado. Sendo que, cada resolução de conteúdo dos caderninhos pelo aluno é contada pontos somatórios a sua nota. Isso não desmerece o trabalho e a função do professor uma vez que, o professor não estaria 24 horas com o aluno para tirar suas dúvidas e a apostila sim.
 
Friso aqui, que não existe qualidade de ensino, principalmente no noturno, se não existir  Kit de apostilas e cadernos de exercícios nos moldes citado.

5ª) Acredito que o Ensino se discutido com a sociedade amplamente e com especialistas que apontem os problemas e soluções é a melhor saída para sua qualidade e cumprimento do seu dever de formação do cidadão que deverá ser entregue a sociedade.

 

Recomendação de Leitura Escolar:

- A LADEIRA DA SAUDADE;  O MUNDO DE SOFIA; O LIVRO DE OURO DAS RELIGIÕES;  DEPOIS DAQUELA VIAGEM; TRISTÃO E ISOLDA; A CARTOMANTE; CONTOS AFRICANOS DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA.
 
- O RETRATO DE DORIAN GRAY; DOM QUIXOTE; DUDA CATA TUDO; O CHAMADO DO MONSTRO; AMARGA HERANÇA DE LÉO.

- A ODISSEIA;  COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA;  UMA GARRAFA NO MAR;  SOZINHA NO MUNDO.

- A ILHA PERDIDA; LADRÕES DE HISTÓRIAS;   KAFKA E A BONECA VIAJANTE; OU ISTO OU AQUILO.

- MAIS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA!; PLANETA CORPO;  GUIA ECOKIDS – ANIMAIS BRASILEIROS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO; COISA QUE TODO (A) GAROTO (A) DEVE SABER.