Os Grandes Cientistas Acreditavam em Deus

27-01-2013 14:46

 

Um estudo indica que muitos cientistas acreditam em Deus conforme o conceito mais comum e usual.

 

Repetindo com exatidão uma famosa pesquisa realizada em 1916, Edward Larson, da Universidade da Geórgia, constatou que a profundidade da fé religiosa entre os cientistas não diminuiu apesar dos avanços científicos e tecnológicos deste século.

 

Tanto em 1916 como agora, em torno de 40% dos biólogos, físicos e matemáticos que participaram da pesquisa disseram que acreditavam em um Deus que, segundo a estrita definição do questionário, se comunica com a humanidade e a quem se pode orar "na expectativa de receber uma resposta".

 

Cerca de 15% em ambas as pesquisas alegaram ser agnósticos ou de não ter "uma convicção definida" sobre a questão.

 

Em torno de 42% em 1916 e aproximadamente 45% agora disseram que não criam em um Deus como o especificado no questionário, apesar de que não se verificou se eles criam em alguma outra definição de divindade ou ser superior.

 

Mais revelador do que os próprios números, segundo disseram os especialistas, é a sua estabilidade. O fato das convicções pessoais dos cientistas terem permanecido inalteradas durante quase um século caracterizado por mudanças sugere que a religiosidade ortodoxa não está desaparecendo em maior grau entre os que são considerados a elite intelectual e a população em geral. Os resultados também indicam que, enquanto a religião e a ciência são freqüentemente apontadas como irreconciliavelmente antagônicas, cada uma disputando para si o trono da verdade, muitos cientistas não vêem contradição entre a busca para entender as leis da natureza e a fé em uma divindidade superior. ( The State, South carolina`s Home Page, 4/4/97)

 

Deixo aqui o link de um vídeo que eu fiz sobre o assunto e os Slides dele, caso vocês queiram utilizá-los em palestras ou em discussões sobre Deus e a Ciência.

 

Link do vídeo: 

 

www.youtube.com/watch?v=E6soJ2Bw9uY

 

Link dos Slides: 

 

Os Grandes Cientistas acreditavam em Deus.ppsx (1,9 MB)

 

Link de outro vídeo interessante sobre o assunto:

 

www.youtube.com/watch?v=ILL0fn402sc

 
Observações:

 

- Thomas Edison acreditava em Deus, era Deísta, doutrina que questiona as religiões, dizendo que a razão pode levar a Deus.

 

- Os argumentos de que Albert Einstein e Thomas Edison não acreditavam em Deus são falsos, pois eles nunca disseram isso.  Esses argumentos são manipulados para satisfazer aos interesses de quem não acredita em Deus, porque dizer que os maiores cientistas da história acreditavam em Deus é um argumento muito forte contra o ateísmo.

 

“Se um dia me perguntarem qual é minha opinião sobre a ciência e a religião, responderei que os pequenos fazem conflitos entre empreendimentos cristãos genuínos e pesquisa científica, entre a fé e a razão. Já os grandes são convidados pela natureza a reconhecer seu Criador e a sondar seus mistérios, nas suas mais altas plenitudes celestiais, e serão inspirados pelo Altíssimo, como foi descrito há muito tempo pelo salmista: "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra de suas mãos" (Salmo 19:1)”