Minha opinião sobre o Ensino Médio e Organização
As aulas deverão ocorrer de segunda a sexta feita com 5 horas e 20 minutos por dia. Sendo dividido esse tempo em 6 aulas de 50 minutos cada. Sempre de duas em duas de cada matéria (100 minutos por disciplina) e depois um intervalo de 10 minutos a cada duas aulas de 50 minutos. Seriam 30 aulas por semana.
Um exemplo de uma grande curricular para o Primeiro ano do Ensino Médio não Integral:
4 aulas de matemática, 4 aulas de português, 2 aulas de física, 2 aulas de química, 2 aulas de biologia , 2 aulas de história, 2 aulas de geografia, 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Filosofia, 2 aulas de Ed. Física, 2 aulas de Ed. Artística, 2 aulas de Psicologia Social, 2 aulas de Direito Constitucional.
Um exemplo de uma grande curricular para o Segundo ano do Ensino Médio não Integral:
4 aulas de matemática, 4 aulas de português, 2 aulas de física, 2 aulas de química, 2 aulas de biologia , 2 aulas de história, 2 aulas de geografia, 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Sociologia, 2 aulas de Ed. Física, 2 aulas de Ed. Artística, 2 aulas de Meio Ambiente e Cidadania, 2 aulas de Direito Civil.
Um exemplo de uma grande curricular para o Terceiro ano do Ensino Médio não Integral:
4 aulas de matemática, 4 aulas de português, 2 aulas de física, 2 aulas de química, 2 aulas de biologia , 2 aulas de história, 2 aulas de geografia, 2 aulas de Inglês, 2 aulas de Ciência das Religiões, 2 aulas de Ed. Física, 2 aulas de Ética, 2 aulas de Conduta e Legislação de Trânsito, 2 aulas de Direito Penal.
Observação Importante:
1ª) As matérias de Conduta e Legislação de Trânsito, Ciências das Religiões, Meio Ambiente e Cidadania, Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Ética e Psicologia Social são matérias básicas que a vida vai cobra de qualquer cidadão.
2ª) Modelo Matutino e Vespertino: As aulas deverão ocorrer de segunda a sexta feita com 5 horas e 20 minutos por dia, das 7:00 ás 12:20 e das 13:20 ás 18:40 . Sendo dividido esse tempo em 6 aulas de 50 minutos cada. Sempre de duas em duas de cada matéria (100 minutos por disciplina) e depois um intervalo de 10 minutos a cada duas aulas de 50 minutos. Seriam 30 aulas por semana.
Modelo Noturno: As aulas deverão ocorrer de segunda a sexta feita com 3 horas e 30 minutos por dia, das 19:20 ás 22:50. Sendo dividido esse tempo em 4 aulas de 50 minutos cada. Sempre de duas em duas de cada matéria (100 minutos por disciplina) e depois um intervalo de 10 minutos a cada duas aulas de 50 minutos. Seriam 20 aulas por semana. Porém perderia diversas matérias, como as matérias de Conduta e Legislação de Trânsito, Ciências das Religiões, Meio Ambiente e Cidadania, Direito Penal, Direito Civil, Direito Constitucional, Ética, Psicologia Social, Educação Física e Educação Artística.
3ª) Dentro desse modelo de horários, possibilita que os professores fiquem fixo nas salas e os alunos é quem trocam de sala dentro desse intervalo de 10 minutos. Isso tem um enorme ganho de qualidade de ensino, uma vez que o professor fixo na sala, a prepararia para aula do dia, como por exemplo, em uma aula de experiência de ciência. Além disso, a sala teria armários de professor onde os mesmo guardariam os materiais de recurso de aula da disciplina. Agora imagina um professor na maior boa vontade carregando um quite de química dentro de uma mala e bacia e baldes para um lado e para outro, descendo e subindo escada, com água nesses recipientes, trocando de sala pelo modelo atual de sistema de aula, onde são os professores que troca de sala, e não os alunos. Isso é um exemplo dos professores de ciências! Poderíamos citar os professores das áreas sociais que tendo de lança mão de recursos áudio visuais, pegam um projetor portátil e umas caixas de som de computador, um notebook e monta tudo bonitinho dentro da sala, depois de 40 minutos tem que desmontar tudo para passar para outra sala em 40 minutos. Ou seja, isso é inviável. Porém, se os mesmo estiverem fixos na sala, certamente cegaram mais cedo e prepararam a sala para aula, pois a sala é como se fosse dele.
4ª) Do material didático dos alunos: a deficiência que os alunos enquanto nas matérias escolares podem ser supridas se existem kits de apostilas autoexplicativas e contendo bastantes exercícios resolvidos, e caderninhos de exercício divididos por disciplina e subdivido em módulos de conteúdo de cada matéria, por exemplo, P.A, P.G, Matrizes, Determinantes, com baterias de exercícios que vão do básico ao avançado. Sendo que, cada resolução de conteúdo dos caderninhos pelo aluno é contada pontos somatórios a sua nota. Isso não desmerece o trabalho e a função do professor uma vez que, o professor não estaria 24 horas com o aluno para tirar suas dúvidas e a apostila sim.
Friso aqui, que não existe qualidade de ensino, principalmente no noturno, se não existir Kit de apostilas e cadernos de exercícios nos moldes citado.
5ª) Acredito que o Ensino se discutido com a sociedade amplamente e com especialistas que apontem os problemas e soluções é a melhor saída para sua qualidade e cumprimento do seu dever de formação do cidadão que deverá ser entregue a sociedade.
Recomendação de Leitura Escolar:
- A LADEIRA DA SAUDADE; O MUNDO DE SOFIA; O LIVRO DE OURO DAS RELIGIÕES; DEPOIS DAQUELA VIAGEM; TRISTÃO E ISOLDA; A CARTOMANTE; CONTOS AFRICANOS DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA.
- O RETRATO DE DORIAN GRAY; DOM QUIXOTE; DUDA CATA TUDO; O CHAMADO DO MONSTRO; AMARGA HERANÇA DE LÉO.
- A ODISSEIA; COMÉDIAS PARA SE LER NA ESCOLA; UMA GARRAFA NO MAR; SOZINHA NO MUNDO.
- A ILHA PERDIDA; LADRÕES DE HISTÓRIAS; KAFKA E A BONECA VIAJANTE; OU ISTO OU AQUILO.
- MAIS RESPEITO, EU SOU CRIANÇA!; PLANETA CORPO; GUIA ECOKIDS – ANIMAIS BRASILEIROS AMEAÇADOS DE EXTINÇÃO; COISA QUE TODO (A) GAROTO (A) DEVE SABER.
Observação importante sobre a Base Nacional Comum Curricular
Ter uma base de alta qualidade é fundamental para reduzir a desigualdade educacional brasileira. A Base Nacional Comum Curricular é um dos poucos instrumentos de política pública que podem transformar um sistema educacional de forma abrangente. Porém, ela não foi bem debatida e foi aprovado as pressas ( sem um amplo debate com diversas partes e seguimentos, através de fóruns e câmaras temáticas, e sintetizado aos poucos) pelo Novo Conselho Nacional de Educação feito pelo Governo Temer, pois ele dissolveu o Real Conselho Nacional de Educação que era da Presidente Dilma Rousseff. Essa Base Nacional Comum Curricular aprovada pelo MEC – Governo Temer é uma aposta arriscada, pois se não houver recurso para implementação e formação de professores, corremos o risco de desorganizar um sistema que já é ruim, e aprofundar diferenças. Não há milagre, não se faz melhora educacional só escrevendo um documento, é preciso um investimento massivo, de bilhões de reais por cinco ou dez anos, com gente tecnicamente habilitada para fazer a coisa funcionar. Resumidamente, ela tange ao fracasso.
E, além disso, os alunos ficam debilitados para acompanhar aulas no ensino superior ou para se utilizar e se proteger e evitar risco, acidentes ou até mortes. Os alunos por pode ainda com essas deficiências, ficarem sucessível a propagação de informações falsas, ideológicas e perigosas causando grande risco e também serão motivos de piadas de mundo a fora. Verificar as coisas que chega para a gente, necessita de informações e conhecimento, coisas essas que não terão.
Deve-se observar ainda que a formação de novos professores nos cursos de licenciaturas foram todos comprometidos tangendo a suas extinções e por consequência haverá a precarização da qualidade do ensino ministrado aos alunos.
Observação importante: Um dos erros do ensino médio ocorreu na maneira em como os professores ministraram as aulas, a metodologia de aula, a teoria de aprendizagem, a teoria de ensino aprendizagem para que entenda as dificuldades e interesses dos alunos e trabalhar todas essas coisas para que todos possam aprender. Eu não posso vomitar a matéria e colocar um monte de exercícios e fala que todos os alunos são iguais na forma de aprendizado e sair lascando prova neles e que si dane o resto. Quem aprendeu, aprendeu e quem se lascou na prova se lascou. Para isso ocorrer bem necessita ainda material didático adequado e auto-explicativo e salas de aulas temáticas só para os professores das disciplinas.
Além disso, não pode deixar de falar dos fatores familiares e emocionais que influem no ser estudante que impede dele criar interesse pelo o estudo. Onde entra os apoios assistenciais e psicológico.
Detalhe: Das 3 mil e tantas horas do ensino médio só Mil e tantas horas são obrigatórias, o resto é opcional. Então, o resto que falta para completar as 3 mil e poucas horas dificilmente terá professor para dar aulas, pois a baixa procura pela matéria e os baixos salários por hora aula para o professor inviabilizará tudo isso. Tudo isso se agrava mais pela falta de investimento. Quando eu uniformizo de certa forma o sistema, eu garanto pouco investimento e formação de qualidade, ao contrario do sistema opcional, que eu preciso gastar muito para formar alunos com qualidade e garantir professores para cada matéria. O famoso sistema engessado, por tanto, garante dar ensino e qualidade com pouco investimento com matérias necessárias para formar o ser cidadão.
Porém, temos que ter o seguinte em mente: Educação precisa ser significativa para o aluno, como dizia Paulo Freire. Não se pode aprender ciências em Manaus e em São Paulo da mesma forma, mas há tópicos e ideias geradoras que são comuns em qualquer lugar. A Base Nacional Comum Curricular precisa seguir a tendência internacional de bases que focam em poucos tópicos, vistos de forma mais profunda, em vez de uma lista de 150 conteúdos superficiais que o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. E esses tópicos geradores podem ser adaptados pelos Estados e municípios de acordo com a sua realidade.
Na Amazônia, talvez haja ênfase nos estudos da vegetação, em São Paulo, na poluição. Mas esse processo de adaptação precisa de um assessoramento muito bom, a capacidade técnica de criar currículos adaptados é rara na maioria dos municípios. Ou seja, se essa nova Base Nacional Comum Curricular não tiver apoio massivo de ajuda Federal, principalmente, as desigualdades regionais serão exacerbadas.
Detalhe: Isso vale para todas as matérias. Ou seja, ao ensina-las, deve os professores e os meios que eles têm em mãos tentar envolver a realidade e o cotidiano em que os alunos vivem com a matéria ensinada. Isso é a grande chave para prender a atenção deles em cima desse ensino. Isso não torna o ensino chato, maçante e sem sentido para sua vida.
Deixo aqui um mero exemplo disso! No caso aqui, lançasse mão de um recurso de apresentação de slide animado para prender a atenção dos alunos, não deixar o conteúdo maçante e chato ao se explicar um conteúdo da ciência:
Apresentação Animada Conteúdo de Física - Dinâmica, Estática e Partícula.pps (1073152)
Lembrando aqui que, o projetor é uma verdadeira pedra de torque para o ensino! Por exemplo, as escolas públicas não têm laboratórios de Física e Química, então o professor com seu Notebook e usando um Software (programas de computador que simulam experiência sem precisarem ir para um laboratório para realizar) simula experiências e mostra para os alunos no projetor. Ou realiza experiência química ou física na casa dele, filma e mostra o vídeo no projetor para os alunos. Se a sala for fixa da matéria (o professor não fica trocando de sala durante o turno de aulas), então o professor pode chegar mais cedo, trazer da sua casa um Projetor (portátil ou de mesa), Notebook, uma caixinha de som e uma tela de tecido branca de projeção para pendurar na frente da lousa e montar tudo e regular tudo e ajustar tudo e prover aos alunos que entrarem na sala para ter aula daquela matéria um conteúdo que possam aprender e terem interesse por esse conteúdo que está sendo ensinado.
Outra coisa, para mim (Pensador e Cientista da Educação Brasileira) e para muitos outros Pensadores da Educação, o Ensino Médio sempre foi parte da Educação Básica que deve visar forma um cidadão para sociedade, aprofundando os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, os preparando para etapas posteriores da vida e ajudando eles a lidar com os problemas que a vida em sociedade e fora dela irá apresentar para eles . Coisas diferentes devem ser vistas em uma formação técnicas em período de aula oposto de sua escola básica, como por exemplo, a formação em uma Escola Técnica. Se a Escola de Formação Básica falhar na tentativa de forma um cidadão para sociedade, o resultado é o que vocês vêm nos jornais e ao longo de suas vidas. Já forma um profissional é reponsabilidade das Escola Técnicas. Mistura essas coisa podem resultar em graves problemas.
Para os Professores:
A missão de transmissão do conhecimento exige, evidentemente, competência, mas também requer, além de uma técnica, uma arte.
Exige algo que não é mencionado em nenhum manual, mas que Platão já havia acusado como condição indispensável a todo ensino: o eros, que é, a um só tempo, desejo, prazer e amor; desejo e prazer de transmitir, amor pelo conhecimento e amor pelos alunos. O eros permite dominar a fruição ligada ao poder, em benefício da fruição ligada à doação. É isso que, antes de tudo mais, pode despertar o desejo, o prazer e o amor no aluno e no estudante.
Onde não há amor ao ensino e ao saber, só há problemas e de tédio, tanto aos educandos quanto aos educadores.
Curiosidade: Olhem aqui, o que o MEC anda fazendo:
MEC quer censurar curso da UnB sobre o golpe de 2016.pdf (91697)
Observação: É extremamente necessário para o fim da Autonomia Universitária e para o bom funcionamento das Universidades Federais que elas escolham seus Reitores de forma democrática e indiquem eles ao MEC para nomear os mesmos. Eliminando, assim, o processo de lista tríplice.
Olhem aqui agora a Mídia:
Olhem a reportagem a baixo do Jornal Agora do dia 16/04/2018:
"Ter Matéria de Sociologia e Filosofia como disciplinas obrigatórias prejudicou o aprendizado de matemática e linguagens (português), principalmente entre os alunos de baixa renda."
Resumidamente: povo burro é fácil de ser controlado para não lutar por seus direitos e deixar os poderosos e as elites dominarem eles.
Ora, bastaria aplicar o método de ensino Kumo Japonês de Ensino, com materiais auto-explicativos e com bastante exercícios resolvidos, que sanaria esses deficiências. Coitado do povo na mão desses governantes.
Detalhe: Se esse matemático for trabalhar fazendo estatística no IBGE, ele deve errar muita coisa, pois não teve o conhecimento de sociologia para gerar as estatísticas corretas.
Já a filosofia ensina as pessoas a pensar, se um matemático não sabe pensar, ele não saberá montar uma teoria. Pois primeiro você imagina, depois você pensa ela filosoficamente suas logicas e concretização e implicações e depois você tenta transcrever tudo matematicamente para o papel. Segundo para você divulgar seu conhecimento em um livro ao povo mais lego, não é a matemática que domina, mas sim, as letras pensantes transcritas da matemática.
Detalhe: Com era das redes sociais e interação das ideias desses jovens, a falta de uma formação básica adequada irá acabar em seres humanos acreditando que a terra é plana, que as vacinas tem chips ou que não servem para nada, e grandes criadores de teoria da conspiração e por ai vai.... eu próprio acompanhei jornalistas fazer lavagem cerebral nos ouvintes e quando você perguntava algo a eles, os mesmo respondia e defendiam cegamente as mesmas ideias e fala dos jornalistas sem questionar ou analisar nada, tais jornalista como Paulo Lopes, Rádio Jovem Pan entre outros.
OBSERVAÇÃO:
Aqui vocês poderam achar um programa escolar interessante sobre prevenção de Drogas, Álcool e Tabaco:
www.drbarto.com.br/quem-somos/planos-de-aula/
www.drbarto.com.br/quem-somos/livretos/
OPINIÃO SOBRE LIBERALIZAÇÃO DAS DROGAS.pdf (120300)
Curiosidade: É importante ressaltar que mais de 90% dos usuários de drogas pesadas foram usuários de maconha. As Classes Sociais com grandes problemas e pobres são as mais vulneráveis ao sistema e a violência. A tendência é as coisas piorarem, pois os adventos da geração moderna tornou as pessoas mais vulneráveis a depressões, melancolias, sensíveis demais, entre outras coisa que tornaria um prato cheio para as drogas, afim de aliviar o seu sistema mental. Formação familiar e escolar precárias se diluem nos prazeres dos convívios da vida, muitas vezes mais precários do que os dela.
Observação: É necessário distinguir legalização de descriminalização. Quando falo em descriminalizar, não estou me referindo à droga. Estou me referindo a um comportamento humano, individual, que atinge o social. Quando falo em legalizar, falo de um objeto. Posso legalizar, por exemplo, o uso de determinado medicamento clandestino ou de um alimento qualquer desde que prove que eles não são prejudiciais à saúde e a ordem social.
Como as drogas fazem mal para a saúde e trazem grandes problemas sociais e perdas humanas e financeiras ao Estado que vai ter que tratar delas e aos familiares e a terceiros, não devem ser legalizadas. O que defendo é a descriminalização de uma conduta, uma vez que os dependentes se enquadram em problema de saúde psicossocial. Veja o seguinte exemplo: se alguém atirar um tijolo e ferir uma pessoa, não posso culpar o tijolo. Só posso criminalizar a conduta de quem o atirou. A mesma coisa acontece com as drogas. O problema é criminalizar seus usos e assumir as consequências da aplicação dessa lei. Ou seja, o dependente não pode ser penalizado pela necessidade que tem de usá-las, somente quando cometer um crime em razão do efeito causado por elas. Preconceitos e discriminação do usuário pode acarretar em violências, danos de natureza diversa e piora do quadro do usuário.
Detalhe: Muitos estudos existem sobre a Maconha, mas as pesquisas são feita na planta pura. Porém, as pessoas que vende ela, não a vende de forma pura, ou seja, mistura ela com outras coisas, como por exemplo, crack. Isso permite criar mais dependência e procurar coisas mais forte que aquela maconha. Nem sobre os cigarros o poder público consegue ter controle do que compõem seu conteúdo imagina de uma possível maconha liberada.
Aqui vocês acharão explicações do Projeto Conviver do SENAR MINAS GERAIS, que visa ensinar os professores e pais a lidar com os adolescentes:
Deixo abaixo um material de apoio de combate a violência no Ambiente Escolar (download):
oincrivelze.com.br/2016/04/download-do-material-pedagogico-do-projeto-respeitar-e-preciso/
Fica abaixo link para material escolar para matéria de Educação Financeira nas Escolas:
www.aefbrasil.org.br/index.php/programas-e-projetos/educacao-financeira-nas-escolas/
Educação é o melhor caminho para proteção de problemas envolvendo a sexualidade, uma vez que as escolas, famílias e religiões têm o papel de agregadores de valores e orientadores. O Brasil é o país que tem os piores índices de educação sexual na América Latina. A Argentina foi o país com o resultado mais satisfatório pois possui um programa completo de educação sexual em suas escolas. Porém, foi o país que liberou o aborto em razão de frentes feministas, que antigamente lutavam por causas e direitos mais nobres a seus favores, hoje lutam pelo direito de fazer aborto ou de Andar Pelas, terem influenciado nas decisões. Não compreendendo que se lutam por direitos iguais, então tinham que lutar pelo direito a vida igual aos delas para os que tentam vir ao mundo.
A questão do aborto nunca foi uma questão de onde que se começa a vida, mas sim de onde que se começa a agregar valores humanísticos a um Ser. Isso é o que diferencia a morte de um ser humano da morte de uma formiga, e infelizmente é com tristeza profunda que se observa esses valores se perderem com o passar do tempo, o que torna um agravante social na garantia dos direitos humanos.
Se a formação for bem estruturada na escola, família e religião a questão mencionada acima não resultaria nessa situação e a de doenças.
O Pessoal acha que educação sexual é dar camisinhas e defender o aborto e ir para cama direto para "se acasalarem" (Instinto Animalzinho Aflorado). Até filme pornô evangélico fizeram. Chega a ser hilário os comercias de lubrificantes para esse fim. E o resultado disso tudo é esse se vê de mundo a fora, a banalização Humana.
Material de Apoio as Aulas:
A Colete Seletiva, além da educação escolar, para dar certo, inicialmente, precisa que cada dona de casa tenha cestos de 100 litros coloridos para Plástico, Metal, Vidro e Lixo Orgânico, e sacos de lixos de 100 litros coloridos. Isso fará com que a dona de casa jogue cada embalagem no seu devido lugar para reciclagem, depois de lavar a embalagem, e tenha um lugar certo para guarda sem juntar roedores e insetos nos recicláveis. Se as donas de casa não tiverem isso em casa, não adianta as Prefeituras passar um caminhão de Coleta Seletiva. O grande problema da implantação da Coleta Seletiva é esse! As donas de casa terem esses cestos com tampa e sacos de lixo coloridos e o caminhão de Coleta Seletiva passar no mesmo horário do caminhão do lixo não reciclado, mas em dias diferentes. Se isso for resolvido, a coleta seletiva funcionará nas casas. Como resolver isso? A Prefeitura fornece por mês os cestos e os sacos coloridos de lixo para Família Cadastradas com recursos das empresas privadas depositados em um Fundo Financeiro Ambiental para a Prefeitura cuidar de certas responsabilidades da logística reversa.
As donas de casa pode passar os sacos de lixos com os recicláveis para os catadores de recicláveis ou para o caminhão de coleta seletiva.
As Empresas tem que fazer acordos com as Prefeituras para cumprir a lei da logística reversa (reciclagem do lixo) e ajudar o Meio Ambiente.
Na ausência de ônibus escolares para transportar os estudantes da zona rural até a escola na cidade, poderá os Prefeitos então, garantir a gratuidade no transporte coletivo comercial urbano das empresas de transportes urbanos dos alunos , caso exista ônibus coletivo rodando nesses horários de ida e volta dos alunos.
As dificuldades entre professor e aluno (a nível de adolescência) quanto respeito e aprendizado podem ser sanadas entendendo que o professor não é mãe e nem pai do aluno, mas sim é uma espécie de psicólogo e o aluno é uma pessoa em tratamento. Ou seja, os procedimentos de tratamento entre aluno e professor mudam quando ele entende essas coisas. Agir com psicologia, respeito e não ficar desafiando o aluno, mas sim entender o mundo dele e promover tratamento adequado é o que fará diferencia no final das contas. Lembrem-se que uma boa conversa leva e tira de qualquer situação. Vocês ensinam isso para os professores antes deles ir dar aulas?
Agir como se fossem os país deles, gritando e impondo autoridade só funciona quando são crianças ou até a 8° série. Porém, cada caso é um caso! Podendo assim casar as formas quando necessário.
Aprender a entender o mundo deles e saber como tratar a situação evitando confrontos e mantendo o respeito é o que faz que diferença. Papel diferente, cabe aos país se o aluno não tem jeito na escola, e não os funcionários da escola.
Lembre-se e pensem nisso: Uma vez Paulo Freire disse ao assumir a secretária de educação da Cidade de São Paulo : como vou estimular esses alunos a se interessarem em estudar e pela escola sendo que eles estão em uma escola toda suja e mal cuidada....
O Sistema de Seleção Unificada SISU é um programa de grande importância Nacional para garantir a diversidade, a pluralidade e a integração Cultural e Regionais por todo o Brasil, por está razão foi que incentivei ele e o promovi perante todos as Instituições Publicas de Ensino (Estaduais, Municipais e Federais), pedido que cedesse de 30% a 50% de suas vagas para o Sistema. E solicitava constantemente ao MEC mais empenho nessa questão.
Faltando entra no sistema as Estaduais:
Universidade Regional do Cariri (Urca); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA);Universidade Estadual do Maranhão (Uema); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Além disso, incentivei constantemente o FIES para garantir que o maior número de Brasileiro possam no Futuro ter a oportunidade, quando ela surgir, de emprego e de desenvolvimento intelectual, seja seu, da nação ou de uma comunidade, contradição a Constituição que prega que ensino Superior será promovido de acordo com as Necessidades para não saturar o mercado de trabalho.
Ao Ciências sem Fronteiras: coube a mim colocar força sobre ele para garantir acesso as diversas formas de desenvolvimento tecnológica e científica e por consequência garantir o desenvolvimento do país a Nível Internacional nesses quesitos. Por essa razão, o cidadãozinho que ofendeu a Presidente Dilma Rousseff em uma Universidade Norte Americana e participava desse programa, ofendeu o programa, mostrou que é um animal e hoje vão lá tentar fazer um intercâmbio sem o programa Ciências sem Fronteiras para ver se conseguem....
Premiações Brasileira - Ciência sem Fronteiras - E ajuda a população: A brasileira Nadia Ayad, formada em engenharia de materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), do Rio de Janeiro, ganhou prêmio internacional ao criar um sistema de dessalinização e filtragem de água, usando o grafeno. Com o dispositivo, seria possível garantir o acesso à água potável para milhões de pessoas, além de reduzir os gastos com energia e a pressão sobre as fontes hídricas”.
Nadia foi premiada na competição Global Graphene Challenge Competition 2016, promovida pela empresa sueca Sandvik, que busca soluções sustentáveis e inovadoras ao redor do mundo. A engenheira brasileira já tinha participado do programa do governo federal Ciências Sem Fronteiras, quando estudou durante um ano na Universidade de Manchester, na Inglaterra.
Pronatec: fortemente fortalecido com as parecerias entre Senai e Escolas Técnicas em um Sistema Nacional de formação profissional baseado no Sistema Alemão.
Programa de Aperfeiçoamento de Professores: Responsável também por dar força aos programas de aperfeiçoamento profissional dos professores da Educação Básica (Infantil, Ensino Fundamental e Médio) fazendo cumprir o PNE (Plano Nacional de Educação), por todo o Brasil, sendo presencial ou EAD.
Coube a mim ainda, dar mais força aos programas de patrocínio de atletas do Governo Federal, sendo um deles, o Bolsa-Atleta. O Mesmo é considerado o maior programa de patrocínio individual de esportistas do planeta. Tendo um investimento de 2005 a 2016, na ordem de 897 milhões, investimento ainda baixo para o potencial do Brasil.
Programa Mais Médicos: Coube a mim também dar força a esse programa e as carretas da saúde, além de garantir que todo médico formado tenha garantido a especialização médica. O que resulta tudo isso em melhor atendimento de saúde ao povo e criando condições para que no futuro se possa criar carreiras de Médico de Estado compatível com a realidades financeira de cada ESTADO e a criações entre eles de cooperativas de clínicas médicas a preço acessível a população.
Responsável Pivô da expansão das Capacidades de Vagas e instalações físicas do ITA e IME. E responsável por garantir a preparação do ITA para receber as modalidades de ENGENHARIA ELÉTRICA , FÍSICA E QUÍMICA E DE MATERIAIS.
Coube a mim ainda recomendar e indicar ao Professor Benjamim Ferreira de Barros que implantasse no Senai Pirituba São Paulo (Senai Energia) os cursos de Técnico em Eletrotécnica, Superior em Tecnologia em Sistemas Elétricos com ênfase em Geração de Energia e o Curso de Inspetor Elétrico de 280 horas, todos de forma gratuita.
OBSERVAÇÃO ENEM:
Uma das minhas recomendações para o Exame do ENEM foi que todas essas questões dele (180 questões e não mais que isso) fossem dividida em 4 dias de provas, dois fim de semana consecutivo.
Sua divisão ficaria:
Primeiro Fim de Semana:
* No primeiro dia: 45 questões de Ciência Humanas
* No segundo dia: 45 questões de Linguagem e Código e Redação.
Segundo Fim de Semana:
No terceiro dia: 45 questões de matemática.
No quarto dia: 45 questões de Ciência da Natureza.
Isso permite trabalha melhor as questões (EXPLORAR MAIS COISAS) e dar mais prestígio ao ENEM.
(Coube a mim fortalecer esse exame e as participações de aceitações dele como porta de entrada das diversas Instituições Públicas de Ensino no SISU. Todas as edições desse Exame sempre estiveram de parabéns e sempre teve grandes esforços do INEP em cima dele)
Das cotas (nome verdadeiro reserva de vagas):
Das cotas sociais, raciais, indígenas e outras: Tem como princípio equilibrar o sistema para garantir formação de pobre e ricos, negros e brancos , indígenas e não indígenas. As notas de corte para ter acesso a vaga entre eles são altíssimas, até mais alta que as dos não cotistas. O desempenho escolar deles segundo o MEC é superior aos dos alunos não cotista. O vestibular é apenas um mecanismo de seleção e não é capaz de dizer se você é mais inteligente ou não, pois ali é um momento medido com sorte ou sem sorte. Para no futuro extinguir as cotas precisar de um sério e duro investimento na educação básica e isso não se faz da noite para o dia. Piorou ainda, com o congelamento de investimento na educação por 20 anos, o dinheiro do pré-sal que seria para essas áreas, como a Noruega fez, os animais venderão aqui no país. Brasil nunca teve compromisso em investir seriamente nisso.
O que é cota na verdade?
No meio militar isso é muito antigo, pois as escola militar reserva vagas, para alunos vindo de outras escolas militares ou outras forças armadas, e até estrangeiros por acordo internacional, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e o IME ( Instituto Militar de Engenharia,) são um deles.
Cota não é nada mais que Reserva de Vaga. Eu próprio recomendei a muitos anos atrás que a Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica, Colégio Naval e Escola Preparatória de Cadetes do Exército reservasse algo de 25% de suas vagas para mulheres.
Existe um monte de Militar formado por meio da Reserva de vaga, isso não significa inferioridade, mas sim que precisa equilibrar mais o sistema. Entre os que concorre as vagas de reserva , chega ser mais alto as notas necessária do que os que não concorrem pela reserva. Porém eu garanto que aquelas vagas vão ser ocupadas dentro daquele quadro desejado para equilibrar mais o sistema.
Sistema de Meritocracia, ele só é valido quando o sistema garante todos os correntes tiveram os mesmos ensinos. Exemplo: sua prova de história da humanidade na faculdade na graduação de História. Todos alí tem o mesmo ensino e fazem a prova de história. Assim se aplica a meritocracia entre seus colegas de turma.
Desde que Brasil é Brasil quem investiu e fez Negro e Branco , Rico e Pobre ter o mesmo ensino? Então como não dá para espera crescer o bolo para depois repartir com todos, eu reparto o bolo quando ainda está crescendo. Aí eu garanto justiça e acesso. Nunca que o bolo vai ficar grande e nunca terá a meritocracia nesse sentido, no Brasil. Meritocracia é quando garante que todos aprenderam a mesma coisa e vão fazer um exame para ter meritocracia.
A tal da cota é a famosa reserva de vagas usados a muitos anos no meio militar e para alunos Estrangeiro em Universidade Públicas.
Mantendo sua essência de avaliação do Ensino Médio e de seleção para os processos de ingresso ao sistema superior e outras coisas mais. Esse exame é de grande importância ao País e é composto e elaborado de forma democrática. Uma das características dele é a possibilidade do intercâmbio regional dos povos do Brasil ao prosseguirem seus estudos em outras regiões diferentes onde moram. Isso possibilita a integração de diversas formas do povo Brasileiro.
Detalhe: Qualquer povo de um país sóbrio já teria saído para as ruas e fazeria o bixo pegar por esse fato do pré-sal, mas o povo do Brasil preferiram bater palmas e eleger um doido para ser PRESIDENTE para terminar de vender aquilo que poderia ser usado para investir no povo. Lembro aqui, as intensas movimentos de rua de Estudantes no Chile, Itália, Inglaterra e até do Brasil para cobrar mais investimento em educação.
E em Londres e outros países, até mesmo no Brasil, ondem mega-manifestação com centenas de milhares de pessoas indo as ruas em grande ato nacional em defesa do sistema público de saúde. No Brasil o dinheiro do pré-sal seria também para o SUS, para a parte de sua reaparelhagem.
Detalhe 1: No Ano de 2014, a refinaria texana de Pasadena foi a única a registrar lucro no primeiro semestre deste ano dentro do grupo Petrobras. O lucro da unidade foi de cerca de US$ 130 milhões, motivado, principalmente, pelo benefício do uso do petróleo não convencional produzido nos Estados Unidos. Com Base na Lei de Acesso da Informação, eu solicitei para a Petrobras que divulgasse abertamente Povo Brasileiro quais foram os Lucros da Refinaria de Pasadena de 2014 até agora 2018. Ela negou a solicitação e falou que vai vender a mesma.
Detalhe 2: A Petrobras importa muito refino do Petróleo, o que faz ela ficar a merecer dos preços internacionais para vende-lós aos Brasileiros, por ela não ter quantidade de refinarias suficiente. Além disso, o Brasil vende o óleo cru sem muito valor agregado por não refiná-lo.
Detalhe 3: Anos depois da compra de Pasadena, uma decisão judicial motivada pelo desentendimento entre a Petrobras e a Astra obrigou a estatal a comprar os outros 50% da sócia. No total, foram gastos US$ 1,18 bilhão na operação..
Ela ficou puramente com capital Brasileiro, logo perdeu valorização na bolsa de ações, como tinha antes com seus acionistas. Lembrando que as condições físicas em que se encontrava a refinaria não influem tanto se ela continua produzir e dar dinheiro... Resumindo , o valor gira em cima da especulação e da necessidade de quem quer comprar.... a Compra de Pasadena foi um ótimo negócio sim....
Foi informada de que o lucro líquido da estatal com ela neste 1º semestre de 2014 foi de US$ 73 milhões, isto é, R$ 130 milhões. Isso quer dizer que Pasadena pode pagar em menos de dois anos os R$ 700 milhões de prejuízo calculados pelo relator José Jorge, do TCU, e com sobra!
Ela se auto-paga, sustentou a Petrobras e para dizer que a Dilma fez merda, venderam ela barato, além de apontar todas suas condições físicas desvalorizando ainda mais (que tem necessidade paga quanto for por ela), em vez de reforma ela com o seu próprio lucro e parar de ficar exportando grandes quantidades de refinados para vender no Brasil cotado em dólar, prejudicando o povo por causa do cambio na compra de gasolina e diesel nos postos de combustíveis...
Detalhe 4: A refinaria de Pasadena foi um bom negócio em função de seu potencial de geração de resultados devido a sua complexidade, qualidade dos ativos, adequação logística, localização e acesso ao mercado, adequando-se inteiramente ao objetivo estratégico de agregação de valor aos petróleos produzidos pela Petrobrás atualmente e no futuro no Golfo do México.
Com relação a sua reforma, custaria 2 bilhões de dólares, o que se pagaria em 4 anos. O seja, em 6 ou 7 anos depois de sua compra, ela teria se auto-pagado, por completo (valor da compra e da reforma), trabalhando a todo vapor. Concluir que de 2006 até o ano de 2019 ela lucrou mais de 3,18 bilhões de dólares. Lembrem-se: ela pode produzir 112 mil barris por dia.
Observação: O investimento em educação no Brasil caiu 56% nos últimos quatro anos. Entre 2014 e 2018, diminuiu de R$ 11,3 bilhões para R$ 4,9 bilhões. A projeção da Lei Orçamentária deste ano de 2019 é que o valor seja ainda menor e fique em R$ 4,2 bilhões.
Brasil Colônia eternamente...
Olha um exemplo de como usam todos seus recursos naturais e deixar de ser Brasil Colônia...
Observação: Existe um índice de desempenho Escolar muito importante que é o IDEB e todos os dirigentes de escolas com suas equipes devem ter o compromisso com ele, pois é os dirigentes e suas equipes são os diretamente envolvido nos comprimento de metas e da melhoria dos rendimento dos alunos dentro desse índice. Vocês poderão consultar as escolas através do nome da Escola sem o Titulo. Exemplo: Escola Estadual Barão de Rio Branco, na pesquisa fica: Rio Branco e coloca pesquisar.
Link para consulta abaixo:
Importância: Os dados vão para o IDEB da Escola.
Com os resultados da avaliação, as secretarias e o MEC têm um diagnóstico da Educação brasileira, podendo detectar desigualdades nas escolas e entre elas. A partir disso, esses órgãos devem definir ações e direcionar recursos para corrigir essas distorções e melhorar a qualidade do ensino.
Além disso, a prova conscientiza os gestores sobre a realidade de cada escola, ajuda a aplicar os recursos nas áreas prioritárias e a estabelecer metas. Além disso, pretende mobilizar a comunidade escolar em busca de uma qualidade de ensino melhor na rede pública do País. Os dados coletados também permitem comparações, ou seja, é possível, a partir deles, acompanhar a evolução dos desempenhos das unidades e redes de ensino.
O ENEM COMO EXAME TAMBÉM DO ENSINO MÉDIO MOSTRAR E MEDE CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS DEVEM TER ADQUERIDO NA FORMAÇÃO ESCOLAR E UM CONHECIMENTO EXTRA QUE APRENDERAM ALÉM DO QUE FOI ENSINADO PELA ESCOLA.
JÁ A PROVA DO ENCCEJA DEVE MOSTRAR APENAS E MEDIR CONHECIMENTOS QUE OS ALUNOS ADQUERIRAM NA FORMAÇÃO ESCOLAR DE TODOO ENSINO MÉDIO. A PROVA DO ENCCEJA DEVE SER APLICADO TODOS OS ALUNOS DO 3º COLÉGIAL E PARA TODOS OS ALUNOS QUE DEVEJAM OBTER A CERTIFICAÇÃO DE COPETÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS.
Deixo abaixo a recomendações de alguns filmes importantes para e trabalhar em sala de aula e para ajudar os professores em seus trabalhos:


Observação: É importante ressaltar que o modelo político Americano que tentam implantar aqui no Brasil tem 140 milhões na linha de pobreza, enquanto o modelo Brasileiro tem 54 milhões na linha de pobreza (mais de 9 milhões de pessoas voltaram para a linha de pobreza da saída da Presidente em 2016 até 2018).
Arma de Fogo: Com relação a arma de fogo: vocês acham que são capazes de se protegerem de um bandido com uma arma? Dificilmente, pois a maioria dos crimes a residência é planejado. Segundo, até um policial bem treinado ( que domina perfeitamente técnicas e dá de Mil a 2 Mil tiros por semana) é capaz de morrer em um confronto armado. O bandido não tem nada a perder, já o cidadão tem muito a perde, por isso até na hora do tiroteio o bandido tem vantagem nisso. Não são burros e tem mais treinamento de ação em um tiroteio do que um cidadão. O que observa ainda é que essas armas só serve para deixar pessoas valentes e agredir e até matar mulher, filhos e vizinhos de bairro. Lembrando ainda que a geração de hoje não dá mais valor a vida como se dava os tempos dos bisavós deles, por essa razão são explosivos, estressados e alcoólatras e podem matar uma pessoa como se tivesse matando um porco ou uma barata.
Detalhe: Da sacada do apartamento acertando o pessoal na rua com a arma de fogo tendo silenciador e se escondendo (um bêbado ou o filho do dono da arma)... quem acha o responsável...? E se essa arma sair da casa e ir para um local resolver disavenças, pois polícia não existe em todos os lugares 24 horas.
Envolta do Bolsonaro tinha quantos seguranças armados? Resolver alguma coisa para ele não tomar a facada? O instinto animal do homem sempre fala mais alto quando provocado.
É bom lembrar ainda, que a grande parte dos Homicídio por Armas de Fogo Acontecem quando o Cidadão está Fora de Sua Casa.
Por tanto digo aos animais que querem facilitar o porte de armas de fogo, é só facilitar e quando vim as consequências agradeçam aos animais sem chorro. Exemplo: o Presidentinho tomou uma facada por sua mentalidade anti-humanas e sociais, poderia ser um belo tiro de dentro da manifestação ou recinto de moradia com silenciador. É só assumir as consequências sem choro. Isso incluí também qualquer medida Bolsoloco vinda desse animal eleito. Vocês elegeram o animal então assume as consequências sem chorar.
Outro Exemplo: O Presidente Mentecapto ao confirma a transferência da embaixada do Brasil para Jerusalém e outras atitudes do Líder Israelense estão confirmando que concorda com tudo o que Israel faz contra os Palestinos. O Brasil sempre pautou pelos diálogos e inclusive ajudou em diálogos muitas vezes nessas regiões, sendo reconhecido por isso internacionalmente. O Brasil sempre seguiu as recomendações da ONU com relação a Israel, sendo essas recomendações justas. O Brasil simplesmente jogou no lixo toda sua diplomacia adquirida arduamente e respeitosamente aos logos dos anos. O Brasil poderá perder contratos internacionais de comercio e prestígios, se envolver em conflitos e atritos e desgastes. Pagar de louco é fácil, assumir as consequências com todo mundo é o que prova se é doido o cidadão ou é um abestado.
1ª) Observação sobre a FEI:
No Ano de 2013 a FEI por questões Politicas e Religiosas rouba minha Bolsa do Prouni em Engenharia Elétrica
2ª) Observação sobre a UNICAMP:
No ano de 2020 informei formalmente a Unicamp que teria, por uma questão de urgência e de forças maiorias, fazer minha transferência do Histórico Acadêmico da FEI para ela para o Curso de Engenharia Elétrica. E informei, ainda, que tal dia apareceria por lá para tratar da transferência. Gastei 120 reais de passagem e chego então na tal Universidade (Reitoria). Lá fingiram que não me conhecia, fui tratado de otário, e fui informado que o Reitor era um Deus lá dentro que não sabia de nada de mim e nem da minha visita e que teria que ir embora e passar um e-mail para ele. Então fui embora e eles com chacotas nas Redes sociais deles sobre mim, e o e-mail que passei também depois respondido com sacarmos.
3ª) Observação sobre a FGV CAMPINAS:
No ano de 2020 informei formalmente a FVG Campinas que precisaria cursar a MBA em Gestão Empresarial, onde não foi permitido. E conhecimento em Administração meu é muito abrangente, uma vez que eu atuou em varias frentes no Brasil.
4ª) Observação sobre a UFSCAR:
A UFSCAR repedir a mesma situação quando a procurei para transferencia em agosto de 2020.
Lembrando que a UFSCAR já sabia muito bem o que eu fazia dentro do Brasil e se achou do direito de me recusar e disse ainda com sarcassidade, que desejava boa sorte na minha empreitada.
5ª) Observação sobre a Universidade São Judas:
Dei então prosseguimento nos meus estudos na Universidade São Judas em 2020 e fechei todas as matérias com notas acimas de 8,5 em todas as disciplinas. Houve então pendencias financeiras e informei então a Universidade o problema e que permitisse ir jogando a divida para frente ou me concedesse bolsa e me permitisse prosseguir os Estudos. Então dia 26 de junho informo o problema para a São Judas e ela só enrolando e não arrumava nada, sempre agindo com descaço e fazendo varias propagandas com pessoa da CNN onde eu falei umas verdades para o Jornalista Alexandre Garcia e depois começou a mudar a Grade Curricular da Universidade e virou uma bagunça grande. Fiquei sem estudar e ela não resolvia nada e então solicitei transferência para outra Universidade. Dependesse da São Judas tinha perdido meus estudos. Lembrando que se eu sair do Brasil meu salário gira em torno de 10 a 20 mil dólares, em 4 messes pagaria todas as dispesas com tal Universidade, se por ventura acumulasse muito.
Lembarndo que a Universidade São Judas sabia prefeitamente quem eu era e o que eu fazia dentro do Brasil.
Lembrem-se que isso aqui é Brasil. Não se pode esperar que animais se comportem como gente.
O resto vocês deduzem do Brasil todo de 2013 até agora... e ficam observando tudo que eu disse acontecer.
Considerações finais:
Eu batalhei de 2009 a Agosto de 2020 pela Educação do Brasil, e agora eu não batalho mais. Agora é por conta de quem entendeu todos os recados dados e acompanhou tudo. As pessoas no Brasil insistem em ser Quadradas e difícil fazer elas ser redondas, mas a missão agora não é mais mim. Eu vou está orientando outros sistemas como o da Venezuela.