Quarenta e Cinco Maneiras de Melhorar a Educação no Brasil
A Revista EXAME.com elaborou um estudo sobre a educação do Brasil e formulou 45 maneiras de melhorar a nossa educação. Como eu achei muito interessante essa reportagem, eu resolvi postá-la aqui para vocês.
Quarenta e Cinco Maneiras de Melhorar a Educação no Brasil
Um estudo já antigo dos economistas Ricardo Paes de Barros e Lauro Ramos estimava que, se todos os brasileiros tivessem o mesmo nível educacional, a desigualdade de renda seria até 50% menor no país.
De meados dos anos 90 - quando foi realizada a pesquisa – para cá, o país se tornou a sexta maior economia do mundo e ganhou relevância política, mas a educação parece ter ficado patinando no caminho.
Ainda fazemos feio em avaliações internacionais e só conseguimos fazer com que 1 em cada 10 estudantes terminem o ensino fundamental sabendo o que deveriam em matemática.
Para tentar jogar luz sobre o abismo educacional brasileiro, EXAME.com selecionou 45 soluções, das pequenas às grandes, para melhorar a educação no Brasil, a chave para um país mais competitivo.
Não há soluções mirabolantes para a educação. Disse à EXAME.com o professor da Universidade de Stanford e especialista em educação internacional comparada, Martin Carnoy: “ninguém encontrou uma melhor maneira de fazer as crianças aprenderem do que colocando bons professores ensinando na frente delas”.
É hora de o Brasil fazer a (dura) lição de casa.
Veja 45 sugestões para mudar esta realidade no país:
QUARENTA E CINCO MANEIRAS DE MELHORAR A EDUCAÇÃO NO BRASIL.pdf (551663)